Linear and painterly.

Linear and painterly – I borrow these terms from Heinrich Wölfflin’s Principles of Art History. In simple words, the first one refers to using lines to define the limits of the form, and the latter to using masses of light and shadow, colors and shades to create an image. Two very different ways of defining form.

I really like lines. Painters often say that lines do not exist in real life to criticize drawings, but I think it sounds like a compliment. I find it very interesting to “think” of a drawing. The visual representation is very interesting, as it is really different than what you see but still makes sense. Anyways (…) lines are just awesome.

In painting class, a few years ago, my teacher used to insist a lot for me to be more painterly on his works. That is, using less lines, using a different kind of solution when painting. Soon I realized class was not on “oil painting” per se, but about this painterly way of constructing an image. (Not that he would ever mention it directly) But me, I’m a rebel. I didn’t do it. At the end of the semester, students would show their works and not only have i presented a watercolor animation (drawings and paint, in a linear fashion), but I also criticized the lack of lines on my colleagues’ paintings.

Only some time later when painting on the computer I began to develop the idea of using masses (as opposed to outlines) to define form. This may seem a bit simple as it is easy to explain, but executing it is not so natural. After a while creating images by line drawing, it’s hard to find the solutions painting. Imagine that you had an idea for an image… let’s say… a penguin looking at a sunset. For one who is accostumed to the drawing mindset, it’s tempting to “draw” the eye by making the delineation. But you have to get a grip on yourself, and make that eye in a different manner… perhaps you could use a drop or a stain to achieve that shape of an eye in a more painterly way.

For me, starting to create images painterly was not natural at all. Plus it was really frustrating because Ialready had an expectative based on my linear drawings – I’d want my painterly work to be as good as if I had done it with lines. Thankfully, these difficulties with painting are much less of an annoyance now that I’m accostumed. Problem is I’ve grown too much accostumed to it, in a way that now drawing is the harder. So, I just gotta learn to draw again. Lines are too cool to be left behind. They are very useful – somethings are simply better in drawings.

It just feels a little strange walking on two opposite directions at the same time.

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS | TRANSLATION TO PORTUGUESE

Linear e Pictórico – pego esses nomes emprestados dos conceitos fundamentais da história da arte do Heinrich Wölfflin. Colocando rapidamente, linear é a maneira que usa linhas para definir limites de forma… e pictórico é o que vc usa massas, cores e sombras de uma maneira que os contornos não são mais tão presentes. Dois jeitos bem diferentes de se definir forma.

Eu gosto muito de linhas. Alguns pintores dizem que “linhas não existem na vida real” para debochar de desenhos, mas isso parece-me um elogio. Acho muito interessante “pensar” um desenho – a representação visual é muito interessante já que ela é diferente do que você enxerga, e ainda assim faz sentido. Enfim (…) linhas são muito legais.

Na aula de pintura, uns anos atrás, meu professor insistia bastante comigo para que eu fosse mais pictórico para os trabalhos dele. Isso é, usasse menos linhas, menos contornos, tivesse um tipo de solução diferente para as imagens. Logo percebi que a aula não era sobre “tinta a óleo” – era sobre esse jeito de construir a imagem. (Não que ele tenha mencionado isso diretamente) Mas eu sou rebelde. No final do semestre, os estudantes exibem seus trabalho – e não apenas eu tinha apresentado uma animação em aquarelas (desenhos e tinta, à moda linear), mas eu também critiquei a falta de linhas nas pinturas dos meus colegas.

Só algum tempo depois, pintando no computador que eu comecei a desenvolver a idéia de usar massas (ao contrário de linhas) para definir forma. Pode parecer simples já que é fácil de explicar, mas executar não é tão natural. Depois de um tempo criando imagens desenhando com linhas é difícil encontrar as soluções na pintura. Imagine que você tem uma idéia para um desenho… algo como um pinguim olhando para um por-do-sol. Para os que estão acostumados com desenhos, é tentador desenhar o contorno do olho. Mas você tem que se segurar, e fazer o olho de um jeito diferente… talvez usando uma gota ou mancha para conseguir a forma de um olho – mas de uma maneira mais pictórica.

Para mim, começar a criar imagens pictoricamente não era nem um pouco natural. Além disso, era realmente frustrante pq eu já tinha uma expectativa de resultado baseada nos meus desenhos lineares – eu queria que meus trabalhos pictóricos fossem tão bons quanto eles seriam se eu tivesse os feito com linhas. Felizmente, essas dificuldades com pintura são muito menos irrittantes agora que eu já acostumei. O problema é que eu fiquei mal-acostumado e agora desenhar tem se tornado difícil. Então eu tenho que aprender a desenhar de novo. Linhas são muito legais para serem deixadas de lado. São muito úteis também – algumas coisas são simplesmente melhores em desenho.

Só é meio estranho andar em duas direções opostas ao mesmo tempo.

Legenda da foto acima: Uma bela linha preta de contorno na pintura “menino guiando um cavalo” do Picasso.

2 thoughts on “Linear and painterly.

  1. Assim não dá, tinha que postar um desenho linear seu também!
    Esse desenho da árvore ficou muito bom, embora eu tenha demorado um pouco pra reconhecer o violão.

Leave a Reply

