Anton Bogaty

You certainly don’t need to abuse computer in-betweens to make an awesome flash animation.

Anton Bogaty’s stuff is really inspiring, lots of atmosphere and tension with smart pace and storytelling.

Click on the image to see my favorite animation of his, Death by Dying. The other ones are cool too, this one especially if you are a Star Wars Fan.

TRANSLATION TO PORTUGUESE | TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS

Você não precisa de abusar de inbetweens de computador para fazer uma boa animação em flash.

O trabalho do Anton Bogaty é inspirador, com muita atmosfera e tensão com um ritmo esperto de narrativa.

Clique na imagem para ver minha animação favorita dele, Death by Dying. As outras também são legais, essa aqui em especial se você for um fã de Guerra nas Estrelas.

Advertisements

One thought on “Anton Bogaty

  1. Gostei desse video.
    O que é um ‘inbetween’?
    E você precisa fazer mais propaganda do blog… só eu comento aqui!

    Um jeito comum de se fazer animação é começar desenhando os “frames-chave”, ou seja, os desenhos importantes. Por exemplo, se você quer fazer alguém girando a cabeça, você faz uma cabeça olhando para um lado, depois no meio do “girar” e outra na posição final. Só que só 3 desenhos dariam uma noção de movimento muito travada – imagina se você vê alguém girando a cabeça em 3 segundos, e a cada segundo ela “pula” para a próxima posição de cabeça? O jeito de solucionar isso é fazer um monte de desenhos que vão mudando de pouco em pouco e vão deixar a animação suave. Muitas vezes os animadores mais experientes delegam esse serviço a animadores iniciantes (ou contratados como mão-de-obra) que usam mesas-de-luz para fazerem os desenhos que ficam no meio dos frames-chave que o animador experiente agora pode se concentrar em fazer.

    Alguns programas de computador conseguem fazer alguns “inbetweens”, mas quase nunca eles fazem da maneira magicamente certa. Por exemplo, se você fosse tivesse 3 desenhos de uma pessoa levantando um braço e você pedisse para o computador fazer o resto – o computador provavelmente não faria o braço “girando” com o eixo nos ombros… mas sim o braço se distorcendo, encolhendo e esticando até chegar nas posições que você desenhou. Ou ainda o primeiro braço desaparecendo, enquanto o segundo braço vai ficando mais visível… e depois o terceiro. Claro que tem jeito de fazer o computador fazer o braço girar do jeito que eu queria que ele fizesse, (com algumas restrições), isso foi só um exemplo.

    Animações em flash costumam ser cheias de “inbetweens” de computador, bem-feitas ou não. É interessante que o Anton Bogaty fez uma animação com poucos. É uma espécie de escolha estilística, no Death by Dying eu acho que funciona bem para ditar o clima da animação.
    40>0

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: