Awesome game I’ve found

I remember reading an article on something bad happening to the video games industry. The main point was that it was economically better making a “beautiful” but dumb game than a smart game, because the “beautiful” game always sells…

(Side note: before someone says about making a smart and beautiful game to sell even more, I’d like to say that that is risky. It’s hard to invest in artificial intelligence when the hardware processing power to do it could be used in graphics that would guarantee the sale. You’d just be spending money in something that might just not be profitable.)

This must be hard for the developers as not only their interests are involved in the making of a game, since it’s a large scale production.

But every once in a while a game goes out of this pattern, usually games as much fun as they are obscure. I used to guess that when such kind of game came out, they either wanted to target a specific niche, or they somehow managed to pass through with the not so profit-guaranteed idea of making something different.

Going the non-mainstream way can sometimes lead to weird results, but sometimes really beautiful and clever as well. That’s why i used to search for these treasures, games that doesn’t grab as much light because they’re not following the pack. And these days I’ve come by one I found to be pretty cool (hence the title of this post). It was recommended by Jenova Chen, the producer of flOw (the most downloaded game on the PlayStation Network), in an interview by Gamasutra (in which he talks about his game design ideas, such as working in a very small team to achieve different results)

It’s called Passage.

It’s quite different and i found it to be very good. The instructions are simple, you can move your character with ALL 4 directional arrows on your keyboard. It’s a weird little game, but sweet, and it only lasts for about 5 minutes, so i think it’s definetaly worth a try.

TRANSLATION TO PORTUGUESE | TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS

Uma vez eu li um artigo sobre algo ruim que estava acontecendo com a indústria dos jogos de vídeo. Era economicamente melhor fazer um jogo “bonito” e burro do que um jogo inteligente, pq o jogo “bonito” sempre vende. E priorizar o lucro dessa forma prejudica a qualidade.
Nota: fazer um jogo inteligente e bonito não garante que um jogo vai vender mais. É complicado, porque por exemplo não existe grande interesse em investir em inteligência artificial porque o processamento do videogame/computador poderiam ser gastos para renderizar gráficos mais complexos que ajudariam a garantir que o jogo seja vendido.

Volta e meia aparece um jogo que sai desse padrão, normalmente jogos tão divertidos quanto eles são obscuros. Existem alguns motivos para um jogo desses ser feito, normalmente eles são destinados a um público específico ou simplesmente de alguma forma eles conseguiram levar adiante a idéia não tão rentável de fazer algo diferente.

Ir contra a maré às vezes leva a alguns jogos estranhos, mas muitas vezes jogos muito bonitos e inteligentes também. Por causa disso, eu ficava caçando esses tesouros, esses jogos que não ganham tanta luz ao sol porque eles não caminham junto com a manada. Um dia desses eu encontrei um bem legal, numa entrevista do Jenova Chen (produtor do flOw, o jogo mais baixado na PlayStation Network) para o site Gamasutra. (a entrevista em inglês é bastante interessante, entre outras coisas, ele fala como que ele prefere trabalhar em uma equipe pequena e os resultados diferentes que ele atinge com isso).

O nome do jogo é Passage.

É bem diferente, e eu achei bastante bom. É bem simples, você pode mexer seu personagem nas QUATRO direções usando as setas do teclado. É um jogo estranho, mas doce =]

E dura só 5 minutos, então eu acho que compensa testar!

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4 thoughts on “Awesome game I’ve found

  1. É tipo aqueles jogos de empurrar caixas para sair do lugar? (não posso baixar coisas aqui)
    E ades de soja light é muito ruim! Eca!

    não.
    40>0

  2. QUE JOGO LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não fiz muitos pontos e nas primeiras vezes nem vi a xxxxxxx, mas depois que peguei o jeito achei a coisa mais poética, e a música é muito boa.
    Já a Rachel só achou depressivo mesmo.

    pelo jeito você gostou mesmo, em?
    eu não queria falar muito sobre o jogo justamente porque o jogo é bem curto, e grande parte da graça está em descobrir sobre o que o jogo se trata. normalmente, na hora que você percebe, já é tarde demais e não tem mais muita coisa para ver pela frente.
    40>0

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